Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!

Faculdade de Comunicação do CEUNSP é a melhor do País na Expocom/Intercom 2014

Alunos de Indaiatuba e Campinas destacam-se entre os melhores do País no maior congresso de comunicação da América Latina

 Publicado em  16/09/2014 às 08h00  Salto  Cidades


A Faculdade de Comunicação, Artes e Design (FCAD) do CEUNSP obteve o melhor desempenho do País durante a 21a Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que integrou o 37o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2014, realizado entre os dias 2 e 5 de setembro na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Trata-se do maior congresso de comunicação da América Latina. A etapa nacional da Expocom reuniu os 281 melhores trabalhos da área entre todas as faculdades de comunicação do País, sendo que 64 foram premiados, sendo seis da FCAD.

Entre eles, três trabalhos de quatro alunos-líderes de Indaiatuba ficaram em primeiro lugar. A estudante de Relações Públicas, Ana Aline da Silva, venceu na modalidade Agência Jr. de RP, com o trabalho intitulado “Agência Experimental de Comunicação Integrada – AECI”, que planejou e geriu uma agência júnior na qual a comunicação é trabalhada de forma integrada pelo mix da comunicação administrativa, institucional e mercadológica.

“Um diferencial é que a equipe engloba estudantes de diversos cursos como Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Fotografia, tendo projetos e espaço para demais cursos da comunicação”, explica Ana Aline. Ela destaca a importância da participação dos alunos em encontros como este, pois “permite a aplicação prática das teorias aprendidas na faculdade e a reflexão sobre a formação de profissionais compromissados com a sociedade e a cultura e o respeito pelos princípios éticos para assegurar a satisfação de seus públicos.”

Em Rádio e TV, a equipe da produção "Adeus, Johnny!", comandada pela estudante Débora Azevedo, também de Indaiatuba, venceu a modalidade Ficção Seriada. Completando os indaiatubanos, os alunos de Publicidade e Propaganda Vagner Olivetti Betinarde e Carla Mitsy apresentaram a reestilização da embalagem do produto Toddy, em comemoração aos 80 anos da marca, e venceram a categoria Trabalho Multidisciplinar, modalidade Embalagem.

Vagner, que foi finalista da etapa nacional no ano passado, mas não chegou a vencer na época, comentou a emoção de receber o prêmio. "Passaram-se meses e fomos novamente indicados para a Expocom. Superamos o medo de apresentar em público, enfrentar uma bancada e defender com unhas e dentes o projeto. Deu tudo certo e foi muito bom", afirma.

O curso mais vitorioso foi Cinema, com três premiações. O aluno Pedro Gabriel Garcia Amadeu, de Campinas, tornou-se bicampeão nacional ao levar o prêmio de melhor Fotografia em Movimento como diretor de fotografia no curta-metragem “Hertz”, trabalho de conclusão de curso. Pedro já havia vencido a Expocom 2013, realizada em Manaus (AM).

Na modalidade Roteiro de Ficção, Lucas Anashiro, de Sorocaba, aluno do 2º ano, venceu com “Inumano”. O curso de Cinema também faturou o título de melhor Roteiro de Não Ficção, com a recém-formada Melissa Caroline Vassalli, de Cabreúva, autora de “Almeida Júnior”, um documentário que fala sobre o pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior, um dos precursores da temática regionalista na pintura brasileira.

Com estes seis primeiros lugares, a FCAD foi a primeira colocada na classificação geral, competindo com tradicionais faculdades particulares, como ESPM, Mackenzie e Anhembi Morumbi, e com universidades federais, como a UFMG, UNESP, UFF. “Admito que isso [o primeiro lugar] era inesperado para este momento, pois temos pouco mais de 8 anos nesta área, contra décadas das outras instituições”, afirma o professor Edson Cortez, diretor da FCAD.

“Para atingir este resultado, superamos todas as dificuldades com determinação e inteligência pedagógica. Nosso projeto pedagógico é ousado e inovador, ele é o coração desta conquista. A partir da ideia simples de oportunizar nossos talentos para fazerem o que amam, desde o início do curso, misturando na mesma equipe os mais jovens e os mais experientes, de diversos cursos. Chamamos isso de AECA, o lugar aonde transformamos sonhos em realização profissional”, diz o professor, referindo-se à Agência Experimental de Comunicação e Artes.

A AECA é uma iniciativa pioneira e inovadora, que integra todos os cursos da FCAD numa grande agência, hierarquizada entre os próprios alunos, que coordenam e executam na prática trabalhos como jornais, produtos audiovisuais, publicidades, criação e divulgação de peças de teatro, eventos, campanhas, entre outras iniciativas, sempre supervisionados pelos professores.

Os trabalhos ali produzidos passam por uma banca que indica os que irão representar a faculdade na fase regional da Expocom, que reúne os quatros estados da região Sudeste do País. Neste ano, a etapa aconteceu em Vila Velha (ES) e a FCAD também conquistou o primeiro lugar, com 11 trabalhos vencedores que disputaram a etapa nacional.

Cortez destaca que a Expocom confere ao estudante um reconhecimento nacional como um “selo de qualidade”. “O aluno vencedor desenvolveu o melhor projeto universitário em sua categoria naquele ano. Além do orgulho e satisfação, resulta num grande upgrade em seu currículo, abrindo portas para trabalhar nas principais empresas do país”, aponta.

“Nós, professores, também sentimos muito orgulho de poder fazer parte de uma equipe fantástica. Trabalho com pessoasdeterminadas, que amam o que fazem e fazem porque amam. É um privilégio poder liderar um equipe tão qualificada e motivada de professores e coordenadores. Isso, naturalmente, tem reflexo nos estudantes. O essencial de todo projetohumano é isso, as pessoas”, diz.

Desde 2010 a FCAD participa dos congressos regionais e nacionais da Intercom e a cada ano vem aumentando o número de conquistas, o que também aumenta a responsabilidade, na avaliação do diretor. “Agora, somos reconhecidos, as outras instituições nos procuram, querem saber o que fazemos, como fazemos. Pedem nossas camisas laranjas e mostram muita admiração pelo nosso entusiasmo. Iremos trabalhar duro para manter esta posição e aumentar o número de prêmios no próximo ano”, promete.

 

 

 

Galeria de mídia desta notícia

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM