Publicado em 12/09/2019 às 08h24 Sumaré Educação
Excelência na aprendizagem, orientação de objetivos, autonomia de aprendizagem, desenvolvimento de habilidades sociais, entre outros. Este é o Colégio Fontán, do colombiano Júlio Fontán. Ele visitou na manhã desta quarta-feira (11/09), a Escola Municipal José de Anchieta. Acompanhado da secretária municipal de Educação, Mirela Hernandes Cia Medeiros, da coordenadora geral de Assuntos Pedagógicos, Cidinha Rodrigues, e do coordenador, Carlos Roberto Florian, conheceu as dependências da unidade escolar, o CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), que fica atrás da Escola, e conta com sala pedagógica, horta hidropônica e jardim, além de fazer um bate papo com a equipe técnica da escola.
A visita internacional foi para troca de experiências. Sumaré foi representada ano passado em Bogotá, Colômbia, no encontro “Conhecendo Novas Formas de se Fazer Educar: Aluno como Protagonista de seu Aprendizado”, promovido pela fundação Learning One To One. A secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros, participou do evento que incluiu uma mesa de discussões sobre políticas públicas voltadas à Educação e a apresentação do sistema Educação Relacional Fontan (FRE). “Ficamos felizes ao receber a visita do Júlio Fontán, que pode presenciar nossos projetos e vivenciar nossas experiências”, disse o prefeito Luiz Dalben.
Segundo Mirela, conhecer a metodologia de ensino daquele país foi gratificante. “Depois do evento, com debate das políticas públicas de educação das cidades, troca de experiências e partilha de conhecimentos, que inclusive contou com a presença da diretora da fundação Learning One To One, Érika Twani, tive a grata satisfação de visitar o Fontán, colégio particular, e também duas escolas públicas, uma da área rural e outra de uma região de extrema pobreza. O sistema de ensino colombiano é muito diferente. Por exemplo, lá não tem lousa nem carteiras individuais, são mesas coletivas”, disse.
A ideia é fazer um estudo de viabilidade para implantação dessa metodologia na rede municipal de Sumaré por meio de parceria com o Learning One To One - divisão pedagógica da Fontan Relational Education (FRE), que já atende a escolas na Colômbia, Chile, México, Espanha e Peru. “O Fontan Relational Education tem a missão de fornecer um sistema educacional personalizado que desenvolva o potencial de cada estudante por meio de projetos educacionais inovadores, ou seja, um modelo pedagógico que busca responder às mudanças da sociedade e da cultura”, explicou Júlio Fontán.
O visitante ganhou dois mimos: o livro Cidade Orquídea - 150 anos de uma bela história e um chaveiro.
SISTEMA FONTÁN
O Sistema Fontán foi criado em 1957 e melhorou o desempenho acadêmico e a qualidade de vida dos alunos das escolas nas quais foi implantado. Em 1993, como resultado de várias transformações, o Sistema Fontán passou a se chamar FRE (Educação Relacional Fontan). A FRE visa desenvolver o potencial do aluno, respeitando a diferença, além de usar a autonomia e a excelência como características do mesmo processo de aprendizagem. Dessa forma, baseia-se na realidade individual para construir um projeto educacional aonde o aluno é acompanhado com excelência em cada tópico, destacando seu potencial, ritmo de aprendizado e desenvolvimento de habilidades intelectual, pessoal, social e emocional - que são essenciais para a qualidade de vida e o compromisso com a comunidade e o país.
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