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Desafio do Balde de Gelo arrecada mais de meio milhão de reais para pacientes de ELA no Brasil

Ação mais buscada no You Tube, com mais de 1 bilhão de visualizações mundiais, teve grande participação dos brasileiros

 Publicado em  02/10/2014 às 03h00  Brasil  Saúde


A Associação Pró-Cura da ELA, que hoje reúne mais de 7 mil pessoas envolvidas com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no Brasil, anuncia que as arrecadações com o Desafio do Balde de Gelo no país já ultrapassaram meio milhão de reais.

O Desafio do Balde de Gelo surpreendeu pela sua repercussão no último mês, atingindo proporções inesperadas. Além de aumentar quase 40% o número de participantes no grupo de discussão sobre a doença no Brasil e ser o tema mais buscado na principal rede social de vídeos do mundo, a campanha marcou o início de uma conscientização maior sobre a ELA e os cuidados especiais que os pacientes desta doença necessitam.

“Depois de 14 meses de trabalho, sem receber qualquer doação em dinheiro, com a campanha do Balde de Gelo a Pró-Cura recolheu mais de meio milhão de reais e a ELA ganhou uma visibilidade incrível no país”, afirma Jorge Abdalla, vice-presidente da Associação.

A missão da Associação Pró-Cura da ELA é promover assistência social, por meio do auxílio aos pacientes e familiares de ELA, bem como fomentar e desenvolver estudos e pesquisas científicas correlatas à ELA e às doenças raras em geral. A nossa principal preocupação é disseminar informações para que os pacientes diagnosticados com ELA no Brasil sejam acolhidos por seus familiares, cuidadores e, especialmente pelos profissionais envolvidos em seu tratamento, da forma correta – já que esta é uma condição específica, que requer cuidados diferenciados dos métodos tradicionais. Por isso, todo o dinheiro arrecadado será revertido aos pacientes de ELA, por meio de ações de assistencialismo.

“Estamos mais do que satisfeitos com o resultado desta iniciativa. Além das arrecadações, acreditamos que conseguimos atingir o objetivo de propagar informações sobre a ELA, uma doença até então desconhecida por grande parte da população”, afirma Andreza Diaféria, diretora da Associação Pró-Cura da ELA.

A ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores - as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada.

Em torno de 2.500 pessoas são diagnosticadas com ELA anualmente no Brasil. A incidência em nosso país, assim como nos EUA está entre duas a quatro em cada 100 mil pessoas e aqui, a prevalência é de que mais de 15 mil brasileiros sejam pacientes de ELA. A expectativa de vida desta doença é variável e muitas pessoas vivem com qualidade de vida por mais de cinco, dez e em alguns casos até vinte anos. Mais da metade de todos os pacientes vivem mais de três anos após o diagnóstico.

Quem ainda quiser colaborar com a Associação, com qualquer valor, basta fazer um depósito na conta:

Banco Bradesco (237)
Agência: 2962-9
Conta corrente: 2988-2

Razão Social: Associação Pró-Cura da Esclerose Lateral Amiotrófica
CNPJ: 18.989.225/0001-88

Os pacientes agradecem!

 

Sobre a Associação Pró- Cura da ELA

Associação Pró-Cura da ELA existe desde 2013 e já conta com mais de 5 mil associados em sua base. Além disso, possui uma rede de contatos diários com 7.800 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais de saúde. A missão da Pró-Cura é promover assistência social, por meio do auxílio aos pacientes e familiares de ELA, bem como fomentar e desenvolver estudos e pesquisas científicas correlatas à ELA e às doenças raras em geral. Para mais informações, acesse: www.procuradaela.org.br

   

aboutSOCIAL

Este release é parte do trabalho da aboutSOCIAL, área da aboutCOM que desenvolve projetos de comunicação para ONGs e Associações que precisam de um auxílio para tornarem suas causas mais conhecidas. No ano de 2014, a Associação Pró-Cura da ELA foi o projeto escolhido para receber, sem custo algum, não só um projeto, mas toda a comunicação que permeia a instituição.

 

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