Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!

Cultura Maker aproxima a educação do empreendedorismo

Escolas equipadas com FabLabs aprimoram o instinto de invenção

 Publicado em  19/03/2021 às 21h37  Indaiatuba  Tecnologia e inovação


Por Laís Fernandes

Para ser um inventor uma iniciativa misturada com persistência basta. Essa é a ideia da cultura maker. Levar para dentro das escolas recursos tecnológicos dentro de Laboratórios de Fabricação Digital, conhecidos também como FabLabs os quais viabilizam a produção de projetos experimentais e levantam a bandeira do conceito “Faça Você Mesmo” despertando no aluno o interesse por empreender.

Escolas do mundo inteiro estão incorporando ao currículo os princípios e práticas da cultura maker, trabalhando os conteúdos do currículo básico como matemática, física, química e biologia de forma mais criativa, com foco na aplicabilidade da teoria em projetos concretos e assim integrando as disciplinas para um aprendizado contextualizado.

Nesta conjuntura entra em cena os FabLabs onde ficam à disposição dos alunos uma série de maquinários como: impressoras 3D, cortadora a laser, cortadora de vinil, CNC de precisão de pequeno porte e CNC de grande porte. Em um modelo resumido, com menos maquinários são as Salas Makers. Tudo isso para o estudante ter a liberdade criativa e transformar-se em um inventor, tirando do papel suas ideias e também trabalhando habilidades de empreendedorismo, identificando ao seu redor problemas que podem ser solucionados a partir de alguma invenção.

Em Indaiatuba a empresa Amadotec apresenta esse novo conceito para as Escolas. Segundo o fundador da empresa, que é especialista na implantação de FabLabs, Marcelo Amado, a cultura maker deve estar inserida em todo ambiente escolar e não somente no Laboratório de Fabricação Digital e principalmente ser dominada pelos professores.

“A escola do futuro precisa de educadores makers, por isso a formação é muito importante e trabalhamos fortemente desse tópico, pois não adianta ter todo o aparato e os professores não estarem engajados nessa nova filosofia e metodologia de ensino e aprendizagem. Para isso, não só o professor que coordenar o FabLab, mas todos os professores, de todas as disciplinas, devem mergulhar nessa dinâmica, pois os equipamentos e suas aplicabilidades podem dar um apoio para ajudar em todas as matérias, inclusive de humanas como português, inglês, história e geografia”, explica Amado.

O criador do conceito de FabLab, Gershenfeld (2005) acredita que a próxima revolução digital será no âmbito da fabricação de bens físicos, com a emergência da produção digital pessoal. Partindo daqui uma tendência para a democratização dos meios de produção. Nesta visão é fundamental a participação da escola na formação de uma nova geração apta para a produção digital e inserida na cultura maker.

“Ser maker não é uma atividade, é um novo estilo de vida, uma nova forma de pensar em consumo e sustentabilidade. É viver dentro de um contexto produtivo. Será mesmo que preciso comprar algo que eu mesmo posso fazer? Nós da Amadotec estamos levando esse conceito para as escolas do Brasil, ajudando a engajar projetos que vão contribuir para uma sociedade melhor, despertando o lado produtivo das pessoas. Isso é ser maker e um FabLab à disposição disso tudo é apenas um empurrão para um grande progresso educacional”, finaliza Marcelo.

Conheça o projeto

Par conhecer mais sobre o FabLabAmadotec, é possível agendar uma visita pelo telefone 3894-6129, o espaço fica na Rua Capitão Alberto Mendes Junior, 108, Vila Nossa Senhora Aparecida, Indaiatuba – SP. Acesse também o site e o Instagram @amadotec.

Galeria de mídia desta notícia

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM