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CPFL Paulista regulariza 5,8 mil fraudes na RMC

​​Distribuidora desenvolveu ações que possibilitaram combater os “gatos”

 Publicado em  24/08/2020 às 13h15  RMC   Cidades


POR ASSESSORIA DE IMPRENSA CPFL

Os investimentos da CPFL Paulista no uso de inteligência, tecnologia e canais de denúncias resultaram em uma maior eficiência de suas ações de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”. Tanto que, no primeiro semestre deste ano, a companhia conseguiu regularizar 5.830 fraudes e recuperar 41,5 GWh na região de Campinas. O volume, que já corresponde a 72,2% do recuperado durante 2019, seria suficiente para abastecer 276.996 residências durante um mês.

“A CPFL Paulista realiza constantemente importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado significativamente o trabalho. A empresa também investiu em novas tecnologias e treinamento das equipes, aprimorando seus processos de monitoramento e análise”, afirma Roberto Sartori, presidente da distribuidora.

“Estamos continuamente melhorando nossos modelos de detecção de fraudes, e isso, somado a apuração de algumas denúncias, faz com que possamos inibir esses furtos, que além de serem crime, podem prejudicar uma região trazendo instabilidade na energia e riscos à segurança da população”, ressalta Rafael Lazzaretti, diretor comercial do grupo.

Entre os municípios com maior recuperação de energia na região, Campinas registrou 20,2 mil MWh, ficando em primeiro lugar. Sumaré ocupa a segunda posição com 4,6 mil MWh. Piracicaba é a terceira da lista com 4,5 mil MWh, enquanto Hortolândia, com 2,6 mil MWh, seguida por Santa Bárbara d’Oeste, com 1 mil MWh, fecham o ranking.

Geral

No primeiro semestre de 2020, após quase 140 mil inspeções realizadas, a recuperação de energia em toda a área de atuação da distribuidora foi de 101 GWh, o que abasteceria 675.912 residências por um mês. Esse total já corresponde a 72,8% do volume recuperado durante 2019. 

Em 2019, a distribuidora recuperou 139,2 GWh de energia, suficiente para abastecer mais de 77 mil residências por ano. Se essa energia recuperada for convertida em tarifa de venda de energia, representa cerca de R$ 91 milhões, dos quais parte desse valor volta para os cofres públicos em forma de impostos (ICMS e PIS/Cofins) que não foram pagos e serão revertidos para benefício da população.

Eficiência. O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resultam em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em clientes sem contratos (clandestinos), permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco. As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evite a reincidência de furtos. 

Crime

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. Em 2020 os números de boletins de ocorrência registrados contra fraudadores cresceram em mais de 300%, somando 334 boletins de ocorrência até junho na CPFL Paulista.

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.

Clientes da CPFL Paulista podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected].

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