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Colégio Candelária: Educação em tempos de pandemia

As tecnologias estão inseridas como ferramentas de trabalho proporcionado aos alunos

 Publicado em  08/05/2020 às 13h31  atualizado em 08/05/2020 às 15h12 - Indaiatuba  Educação


Vivemos hoje uma situação sem precedentes na história da educação. Nunca antes tivemos uma necessidade tão grande de nos (re)inventarmos enquanto instituições, profissionais e, para além disso, como seres humanos.

O homem é, em sua essência, um ser social. Fomos constituídos enquanto seres humanos a partir dos primeiros agrupamentos, que fizeram com que pudéssemos desenvolver a solidariedade como forma de coesão social, conforme já dizia o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917). Toda a Sociologia e parte da Psicologia se consolidam a partir dessa ideia: vivemos em sociedade e são nossas relações no meio social que nos classificam como humanos.

O desenvolvimento tecnológico, em especial aquele observado nas últimas décadas, proporcionou significativas mudanças nas formas de relacionamento entre os seres humanos. O “boom” das redes sociais criou novas formas de comunicação e interação, transformando profundamente as relações humanas. Ultrapassamos a tênue linha entre o real e o virtual no que diz respeito ao contato entre as pessoas. Nunca tivemos tanta facilidade em nos comunicar como agora e, contraditoriamente, há uma forte tendência ao isolamento, em especial entre os mais jovens.

A pandemia de Covid-19, entretanto, impulsionou o uso da tecnologia como forma de aproximação entre em as pessoas. O distanciamento social, quarentena, isolamento, ou o nome que se dê à atual situação, levou a uma desconstrução de diferentes paradigmas e, nas escolas, isso é muito claro. Por mais que já se fale sobre a necessidade de desenvolvimento das competências tecnológicas no ambiente escolar, ou sobre a urgência de se adotarem as novas tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, a maior parte das instituições de ensino quase sempre se esquivou desse papel, seja por falta de recursos, seja pela resistência de seus profissionais em relação ao tema.

Hoje, no entanto, esses novos modelos de comunicação têm se colocado como principal, talvez único, meio que possibilita a continuidade do processo educativo. Nunca se falou tanto em educação a distância, ensino remoto, videoaulas, como se tem falado hoje. Recursos tecnológicos que existem há anos foram redescobertos, e têm sido usados ostensivamente por escolas e profissionais da educação, não sem seus impactos. Professores tensos, pais angustiados, crianças e adolescentes entediados são exemplos das consequências de uma transformação tão brusca no modelo de educação ao qual estávamos acostumados.

De toda essa mudança, pelo menos duas conclusões são claras: a primeira é que a tecnologia é algo que faz parte da educação contemporânea, sendo impossível não levá-la em consideração nos processos educativos. A segunda, que os profissionais da educação têm que estar, efetivamente, prontos para responder às mudanças, sejam quais forem, e isso implica em um verdadeiro processo de formação continuada.

Parte da proposta pedagógica do Colégio Candelária, as tecnologias estão inseridas como ferramentas de trabalho proporcionado aos alunos, desde cedo o contato com diferentes mídias. Aliado a isso, oferecemos ao corpo docente formação continuada, individual e em grupo, para que estejam mais seguros quanto ao uso dessas ferramentas em sala de aula.

Com o retorno às atividades, desde o dia 04/05, os alunos estão usando, além das ferramentas às quais já estão habituados, plataforma de comunicação que proporciona a realização de aulas síncronas (“on line”), permitindo a interação em tempo real entre docentes e discentes, bem como o contato com o grupo.

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