Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!

Campanha sobre risco de celular no trânsito é lançada

Iniciativa é do ONSV junto com a Polícia Rodoviária Federal

 Publicado em  25/07/2016 às 09h34  Indaiatuba  Cidades


Em peças como adesivos, outdoors e banners, perigo da combinação celular/trânsito, que pode aumentar em até 400% as chances de acidentes, é destacado

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), lançaram neste sábado, dia 23, no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro, a #DesConecta Trânsito ON, Celular OFF, uma campanha de orientação sobre os riscos do uso do celular no trânsito por condutores de veículos, e até mesmo para pedestres enquanto caminham.

Criada pelo Observatório em parceria com a PRF, a campanha, que tem o apoio da Seguradora Líder-DPVAT, lembra em peças como adesivos, outdoors e banners, o perigo da combinação celular/direção.

Vídeo tratando do tema também foi produzido. Os materiais serão veiculados nas mídias eletrônicas do Observatório e divulgados pela PRF em todas as bases nos 71 quilômetros de rodovias federais e em vários meios de comunicação.

A crescente popularização do celular no Brasil tem feito com que os riscos de sua utilização ao volante aumentem, embora a prática seja considerada infração de natureza média e passível de multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário.

Essa prática pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ou seja, no mínimo, o motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.

A pesquisa constatou também, além disso, que 78% dos adolescentes e jovens dos Estados Unidos declaram já terem lido SMS ao volante e 71% afirmaram já terem escrito mensagens enquanto dirigiam.

Para alertar sobre os riscos do uso do celular ao volante, a identidade visual na campanha é inspirada no aplicativo mais utilizado: o WhatsApp. O objeto gráfico do balão de comunicação com o smartphone centralizado é sinalizado como não recomendado, ou proibido, pela faixa diagonal, assim como nas placas de trânsito.

A paleta de cores também é inspirada nas placas de trânsito: o vermelho alerta sobre o perigo do uso do smartphone no trânsito, enquanto o preto e o branco complementam a paleta. A fonte utilizada no logo e nas peças produzidas é a Arial Black, fonte comum e de fácil leitura, utilizada em diversos meios digitais, como o próprio WhatsApp.

Galeria de mídia desta notícia

Não há fotos e vídeos disponíveis.

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM