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Boletim escolar já pode ser acessado pela internet

Ferramenta está em funcionamento desde 15 de Julho

 Publicado em  25/07/2014 às 10h46  atualizado em 25/07/2014 às 13h03 - Indaiatuba  Educação


Desde o dia 15 de julho o desempenho dos alunos pode ser acompanhado pelos pais ou responsáveis pela internet. Isso porque a Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação inovou o sistema de emissão do Boletim Escolar. No momento somente dados dos alunos do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino estão disponíveis. 
 
Com a nova ferramenta, os pais têm um acesso rápido e fácil aos rendimentos escolar dos seus filhos. Segundo a diretora de área de Tecnologia Educacional e Administrativa, Tânia Castanho, com este acesso pais, alunos, professores e gestores podem acompanhar os resultados obtidos pelos alunos de maneira rápida e simples. “O sistema cria o boletim eletrônico com as notas, frequências e gráficos das notas do aluno e das médias da classe que ele está inserido, facilitando as análises de todos os envolvidos”, explica.
 
Para a Secretária da Educação, Rita de Cássia Trasferetti, as novas práticas aliadas a novos recursos permitem a integração da Rede Municipal de Ensino. “Esses novos procedimentos promovem a informação, potencializam o tempo e oportunizam acesso a todos que integram a rede de ensino”, disse. 
 
Além disso, os pais podem acompanhar pedagogicamente a vida escolar de seus filhos. “Os pais deverão utilizar o sistema para acompanhar a evolução e os resultados obtidos pelo seu filho ao longo do período e vida escolar do aluno. De maneira simples e visual os pais poderão analisar e comparar as notas dos filhos, e incentivá-los a estudar sempre para obter melhores resultados”, detalha Rita.
 
Para o administrador de empresas Lucas Ferreira dos Santos, de 32 anos, a nova ferramenta veio para facilitar o acompanhamento escolar do seu filho. “Achei a iniciativa boa, pois possibilita que eu acompanhe a evolução do meu filho pela internet, pois às vezes por questão de trabalho não posso comparecer as reuniões escolares. Acredito que o acesso ao Boletim Escolar Online veio para ajudar”, disse.
 
Sistema  
Para acessar o Boletim Escolar os pais devem ter os dados do aluno como o Registro Acadêmico (RA) e a data de nascimento. Se mesmo com as informações repassadas, os pais não conseguirem acessar o desempenho do filho online, a Secretaria de Educação orienta a procurar a Unidade Escolar onde a criança estuda, ou buscar informação com a Equipe do Departamento de Tecnologia Educacional/ Administrativo que está à disposição para esclarecer e auxiliar a todos interessados na resolução de possíveis problemas. Para falar no Departamento de Tecnologia Educacional basta telefonar para 3801-9191 e solicitar atendimento pelo setor.
 
Consulta
O acesso ao Boletim Escolar 2014 deve ser feito através do site da prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para acessar o conteúdo é preciso clicar em Secretarias e Órgãos, e depois clicar em Educação. Na página que for aberta, basta clicar no botão Acompanhamento Escolar e inserir os dados do aluno. Se os pais não tiverem os dados de acesso como RA, basta dirigir-se a secretaria Escolar onde o aluno estuda e solicitar estes dados.
 
Matrícula para Ensino Fundamental é antecipada 
 
A Secretaria de Educação de Indaiatuba informa que o cadastramento para matrícula dos alunos que não são da Rede Municipal de Ensino e que cursarão em 2015 o 1º ano do Ensino Fundamental, foram antecipada e termina no próximo dia 15 de agosto.
 
As matrículas podem ser feitas em todas as escolas municipais. As crianças que já estudam na etapa 2 da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino têm vaga garantida para início no 1º ano do Fundamental em 2015. Os pais receberão da Escola um comunicado com a informação de qual unidade escolar a criança deverá efetuar a matrícula. 
 
Os alunos da rede particular que efetuarem o cadastro receberão a partir de outubro um comunicado da Escola para efetivação da matrícula.
 
As crianças, jovens e adultos que se encontram fora da Escola Pública, com idade a partir de 6 anos completos, tem o período de 7 de outubro a 7 de novembro para efetivar a matrícula. Para as pessoas que perderam os prazos definidos na Resolução SE-27 devem procurar alguma Unidade Escolar a partir do dia 2 de dezembro.
 
As crianças que frequentarão a Etapa II da Educação Infantil (nascidos entre 01/04/2009 a 31/03/2010) a matrícula será de 08 a 10 de setembro de 2014 na Escola Municipal que atende a Pré-Escola mais próxima da residência do aluno das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.
 
Para as crianças que frequentarão a Etapa 1 da Educação Infantil (nascidos entre 01/04/2010 a 31/03/2011) a matrícula deverá ser realizada na Unidade Escolar mais próxima da residência que atende Pré-Escola de 15 a 17 de setembro de 2014 das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.
 
Os documentos necessários são: Cópia da Certidão de Nascimento; Cópia do Comprovante de Endereço (IPTU ou conta de água ou de energia elétrica).
 

 

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