Publicado em 28/11/2014 às 10h13 Indaiatuba Cidades
A quinta edição da Black Friday, evento que promete promoções nas compras nos comércios, principalmente na internet, acontece hoje, dia 28. Diversas lojas participam da ação, cujos descontos oferecidos chegam a 70%. No entanto, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) ressalta que o consumidor precisa ficar atento ao regulamento de cada empresa e à qualidade dos produtos ofertados.
A ação promocional é originária dos Estados Unidos e tem como objetivo limpar o estoque das lojas. Desde 2009 a Black Friday vem sendo realizada em Indaiatuba e de acordo com o Procon, até o momento nenhuma reclamação foi registrada relacionada à promoção.
Mesmo assim, segundo o coordenador do órgão em Indaiatuba, Wilson José dos Santos, a recomendação é que em caso de problema com as compras os consumidores devem formalizar a reclamação.
Os consumidores devem pesquisar os preços cobrados antes da promoção, isto pode ser feito nos sites de busca além das páginas das empresas, analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas e imprimir ou salvar todos os documentos que comprovem a oferta e a confirmação do pedido.
Outro fator importante, segundo o Procon, é observar a qualidade do que está sendo comprado, visto que por se tratar de um mega evento os consumidores enfrentam filas para adquirir os produtos. “Caso a loja não anuncie ao consumidor quais são os defeitos e o risco que o mesmo está assumindo ao adquirir este produto, o mesmo está sujeito às mesmas garantias”, explica o coordenador.
Nas compras pela internet, a dica é pesquisar se o site é confiável. “Desconfie sempre de ofertas com preço muito abaixo do mercado e promoções duvidosas. Antes de realizar a compra pela internet, certifique-se que seu computador dispõe de um bom antivírus, evitando que seus dados pessoais, senhas de cartão de crédito e outros dados sejam copiados por programas maliciosos”, destaca Santos.
No site da Fundação Procon é possível consultar a lista dos sites mais reclamados ou que já registraram problemas, basta acessar o link www. sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.
O coordenador destaca que os consumidores que comprarem na Black Friday terão os mesmos direitos, que compras feitas em outro período. Apenas é preciso ficar atento se a liquidação for de produtos com defeito ou de mostruário, e que esteja descrito na nota fiscal, já que isso pressupõe que o consumidor está ciente de estar adquirindo produto com alguma avaria, e posteriormente não poderá reclamar.
É bom lembrar que em compras online o consumidor está amparado pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito de desistir ou cancelar a compra em até sete dias a partir da data da aquisição. Esta medida é válida para compras pela internet, correio, telefone e a domicílio, ou seja, todas as aquisições realizadas fora do estabelecimento comercial.
Para maiores informações e reclamações basta ir até o Procon Indaiatuba, que atende de segunda a sexta-feira das 8 horas às 17 horas, na Avenida Francisco de Paula Leite, 2.263, no Jardim Kyoto, ou pelo telefone 3834-7601 e 3835-6200.
Lojas físicas em Indaiatuba participam do evento
Pela primeira vez o Polo Shopping participa da Black Friday, serão cerca de 30 lojas e os descontos vão de 10% à 30%. A promoção ocorre hoje, dia 28, porém algumas lojas estenderão até o domingo, dia 30. "O objetivo é estimular os consumidores a anteciparem suas compras de Natal, adquirindo bons produtos com preços especiais", explica a gerente de marketing shopping, Andrea Fernandes. Já o Shopping Jaraguá não participará da Black Friday
Já a Magazine Luiza realiza a promoção também hoje em todas as lojas físicas do país e no e-commerce. Todos os setores da loja, como smartphones, notebooks, games, eletroportáteis, TVs, lavadoras de roupas, móveis, entre outros, estarão em promoção. “A Black Friday cresceu muito na internet e vem ganhando maior relevância nas lojas físicas, por isso, faremos uma ação integrada. É uma boa opção para quem deseja aproveitar as ofertas e antecipar as compras de Natal”, explica a diretora de Marketing Multicanal da marca, Ilca Sierra,
No sábado, dia 29, a rede também preparou algumas ofertas especiais para quem não conseguiu aproveitar as promoções da Black Friday, seja nas lojas físicas ou no site www.magazineluiza.com.br.
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