Publicado em 23/10/2014 às 10h00 Indaiatuba Educação
O teatro na escola é uma ferramenta importante na formação do aluno, seja ele atuante, seja ele espectador. O teatro pode ajudar o aluno a se aprofundar sobre um tema ou, através de um impacto emocional, levá-lo a refletir sobre uma determinada questão moral.
Com o objetivo de estimular em seus alunos o gosto por essa arte e, ainda, ciente das oportunidades que o teatro pode oferecer, o Colégio Montreal promoveu a apresentação de duas peças de teatro no dia 10 de outubro, para os alunos do ensino fundamental II e do ensino médio.
Na comédia “Bastidores em Cena”, com crônicas de Luis Fernando Veríssimo, temas como comportamento, escolhas e bullying foram abordados de forma engraçada e inteligente. Já o monólogo “Quero Viver”, tratou de assuntos como conflitos familiares, aborto, sexualidade na adolescência, drogas e AIDS. As duas encenações fazem parte do Projeto Valorizando a Vida, da Trupe Cênica do Brasil.
No final de cada sessão, os atores conversaram com alunos e professores de forma profunda e séria. Os alunos puderam se projetar no lugar dos personagens e pensar em conflitos e situações cotidianas sob outro ponto de vista. "Eu gostei mais do monólogo porque me ensinou a dar mais valor ao que eu tenho, antes que eu perca. Assistir a uma peça de teatro na escola é muito bom para o nosso aprendizado", declara o aluno do 8º ano, Rodrigo Sena de Faria. “Gostei muito das mensagens advindas das peças e da reflexão amadurecida, sensível e aconselhadora do diretor. Acredito que ações que vão além da sala de aula e do conteúdo didático formal, são excelentes para a formação dos nossos adolescentes”, afirma a professora de história, Ana Maria Soares.
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